TURISMO
Turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável
Extrema vem se consolidando como um destino turístico que chama a atenção por sua beleza natural, atraindo turistas que buscam descanso e atividades ao ar livre. Tendo em vista a sua localização privilegiada, próxima ao maior emissor de turistas da América Latina que é São Paulo, Extrema tem um grande potencial a ser explorado para atrair cada vez mais turistas e transformar o turismo em uma atividade econômica viável ao município, gerando empregos e desenvolvimento sustentável. O cenário atual do turismo em Extrema é de pouca oferta e de desorganização. Hoje não há controle algum dos grupos visitam a cidade em excursões, o que gera superlotação e por consequência visitantes insatisfeitos com a experiência. Faz-se necessário organizar a operação turística de grupos de excursão que chegam de ônibus e vans através de estudos de capacidade de carga, sendo importante que os grupos sejam acompanhados por guia local, profissional que acompanha e certifica que o grupo seja bem atendido e bem recebido em nossa cidade. São necessários esforços para que a atividade turística se consolide como uma atividade econômica e de desenvolvimento sustentável. Sendo o turismo uma atividade econômica dinâmica, requer intermediação de inúmeros negócios inseridos nos diferentes setores da economia, desta forma o trabalho deve ser realizado de maneira interdisciplinar, ou seja, envolver diversos setores da cadeia produtiva como comércio e indústria, serviços, meio ambiente, educação, cultura e esportes. São exemplos de ações:
1.Criação do Centro de Turismo Gastronômico e Cultural Vila Mineira
Esse espaço celebrará a culinária e a cultura local, atraindo visitantes e promovendo o desenvolvimento econômico da região através de eventos e atividades culturais.
2. Criar um corredor Turístico do Salto até Monte Verde
Oportunizar aos turistas espaços para conhecer as diversas produções de arte, artesanato e gastronomia locais ao longo do trajeto entre o Bairro do Salto e Monte Verde.
3. Incentivo ao desenvolvimento do Turismo Rural
Projeto de conscientização da população que mora na zona rural, para incentivar a atender o turista com venda da produção do sítio, como queijo, pão caseiro, horta. Fortalecendo parceria com o SENAR / SEBRAE / SENAC
4. Criar o Centro de Tradições
A construção do Centro de Tradições revitalizará um importante patrimônio histórico de Extrema. O espaço será dedicado à preservação e celebração da cultura local, com exposições, eventos, oficinas e apresentações artísticas.
5. Reativar o Projeto “Conhecendo Extrema”
Com duas modalidades, para alunos do ensino fundamental e básico e pra moradores da cidade, com transporte disponível para os principais pontos turísticos aos finais de semana.
6. Fomentar o Turismo de negócios
Extrema está a pouco mais de 100 km da capital paulista, o maior centro de negócios da América Latina, onde se realizam muitos eventos nas mais diversas áreas. Há um potencial enorme de Extrema oferecer salões para a realização desses eventos e com isso impulsionar a rede hoteleira, de restaurantes e de outros tantos serviços.
7. Criação do Festival de Esportes Radicais e Aventura de Extrema
Voltado para profissionais e amadores dos esportes de aventura, que tem por objetivo movimentar o turismo de aventura. O evento conta com shows e profissionais de diversas modalidades.
8. Fortalecimento das rotas turísticas: Rota das Águas, das Rosas, dos Ventos, do Sol, das Pedras
9. Manter os parques utilizando a estrutura para aumentar a oferta para consumo aos visitantes (Ex: sorvete, lanches, artesanato, etc)
10. Facilitar a operação de empresas do ramo de esportes de aventura que trabalhe com rafting, quadriciclo, escalada, tirolesa
11. Abertura do Parque Conservador das Águas aos finais de semana para visitação
12. Revitalização e melhorias no acesso das entradas da cidade, fortalecendo o nome de Extrema como a cidade “Portal de Minas”
13. Criar espaços temáticos, com empreendimentos gastronômicos, aproveitando a força da indústria alimentícia – Panetone e Chocolate
Introduzir lojas âncoras relacionadas ao chocolate, aproveitamento as fábricas que já estão instaladas na cidade, impulsionando o comércio e o turismo
14. Incentivar o empreendedorismo gastronômico na Praça Central e nas rotas turísticas
15. Criar leis de incentivo de empreendedorismo turístico
16. Criação de Leis de incentivo fiscais para hotéis e pousadas
17. Criação de políticas públicas de incentivos aos guias turísticos
18. Criação do “Parque do Pico do Lobo Guará” onde fica a estrutura para parapente
19. Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo
20. Reestruturação e manutenção da Estrada Embratel, rampa de voo livre e Trilha do Pinheirinho
21. Fomentar a implantação do Teleférico
22. Criação do Projeto “Aprendendo com Turismo” na rede municipal de ensino
Parceria com a Secretaria de Educação, para desenvolvimento de projetos que ressaltem a importância do Turismo para o município.
23. Ampliação e Renovação da Sinalização Turística
A sinalização turística é de extrema importância no processo de desenvolvimento turístico, fortalecendo a atividade turística tanto no seu fluxo turístico como no conhecimento dos destinos turísticos, pois facilita a localização de diversos atrativos ao longo daquele corredor turístico ou zona turística.
24. Investir em capacitação para profissionais do setor turístico
Implantação de cursos profissionalizantes em todas as áreas para melhor receber o turista: gastronomia, hospitalidade, guias de turismo, turismo receptivo.
25. Projetos de melhorias de mobilidade nos pontos turísticos
26. Reestruturação da Secretaria Municipal de Turismo
27. Estudo para criação de novos roteiros turísticos
28. Reforma e manutenção dos Parques Cachoeira do Salto e Cachoeira Jaguari